O PROCESSO DE SÍNTESE NA TEORIA DO CONHECIMENTO DE IMMANUEL KANT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8628

Palavras-chave:

Criticism. Epistemology. Reason. Limits. Metaphysics.

Resumo

O propósito deste artigo consiste em abordar, de forma didática, a Teoria do Conhecimento proposta por Immanuel Kant. Para isso, utilizaremos passagens da Crítica da Razão Pura (1781). Reitera-se que este texto é o resultado da pesquisa desenvolvida durante a realização do meu Trabalho de Conclusão de Curso, o que ocorreu sob orientação do professor e coautor deste trabalho. De modo claro e objetivo, espera-se que este texto apresente ao leitor os principais conceitos e etapas do processo epistêmico em Kant. Como instrumento de análise, particularizaremos as nossas considerações em torno do conceito de síntese, noção elementar abordada pelo filósofo alemão ao longo das seções nas quais a referida teoria é apresentada. Por fim, espera-se que as reflexões aqui expostas sirvam como ponto de apoio àqueles que buscam uma melhor compreensão do pensamento kantiano, antepondo a isso a necessidade do seu estudo e a sua importância para a Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyson Pereira de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Filosofia do Departamento de Filosofia e Editor-Chefe da Revista Instante da UEPB. Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro e pesquisador do "Grupo de Estudo e Pesquisa: Investigações sobre a filosofia kantiana e suas influências" (UFU/CNPq), voltado à pesquisa intitulada por "Kant e o idealismo alemão".

Maurício Krasovski, Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno

Estudante do curso de Bacharelado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (União da Vitória/PR). Graduado em Filosofia (Bacharelado) pela mesma instituição.

Referências

CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Trad.: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

DELEUZE, Gilles. A filosofia crítica de Kant. Trad.: Germiniano Franco. Lisboa: Edições 70, 1963.

FERRY, Luc. Kant: uma leitura das três “críticas”. Trad.: Karina Jannini. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. Trad.: João Vergílio Gallerani Cuter. São Paulo: Martins fontes. São Paulo, 2012.

HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. Trad.: Christian Viktor Hamm e Valerio Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 9ºed. Trad.: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2018.

PASCAL, Georges. Compreender Kant. 5° ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

WOOD, A, W. Kant. Trad.: Delemar José Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2008

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

de Almeida, A. P., & Krasovski, M. . (2024). O PROCESSO DE SÍNTESE NA TEORIA DO CONHECIMENTO DE IMMANUEL KANT. Revista Paranaense De Filosofia, 4(1), 91–110. https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8628

Edição

Seção

Artigos