A PERSONALIZAÇÃO
da pós-modernidade ao Google
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8395Resumo
RESUMO: O presente artigo versa sobre a concepção de personalização descrita pelo filósofo Gilles Lipovetsky. Pretende-se evidenciar a ideia de personalização advinda da época pós-moderna de forma a compreender o processo de personalização dentro do ciberespaço ao longo da hipermodernidade, com a justificativa de compreender os processos de personalização da informação a partir da criação do algoritmo pela empresa Google no ano de 2009. A personalização compreende o caráter inaugurador da pós-modernidade, dado que esta ideia elabora o empreendimento de si, o torna-se a si mesmo. É concebida em um momento de flexibilidade da sociedade, alto consumo de bens e a julgar que este consumo causa prazer, logo invoca-se a estrutura do hedonismo a partir da lógica da sedução pelo marketing e a estrutura fordista de produção.
Palavras-Chave: Pós-modernidade; Personalização; Ciberespaço; Hipermodernidade
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