ARTE CONTEMPORÂNEA EM TRÊS TEMPOS, DE RICARDO FABBRINI
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2025.5.2.10921Palavras-chave:
Arte contemporânea, Crítica da Imagem, Estética, Indústria Cultural, VanguardasResumo
A resenha analisa o livro Arte Contemporânea em Três Tempos, de Ricardo Fabbrini, destacando sua abordagem filosófica e crítica sobre a arte moderna e contemporânea. O autor propõe uma leitura da história da arte em três momentos distintos — das vanguardas modernas às imagens contemporâneas — questionando os limites entre arte e vida, estética e mercado, imagem e simulacro. Com base em autores como Agamben, Bürger, Bourriaud, Rancière e Baudrillard, Fabbrini investiga o esvaziamento crítico da arte na era da hipervisibilidade e da indústria cultural. A resenha busca demonstrar como o livro contribui para repensar o papel da arte como prática crítica e espaço de alteridade em meio à espetacularização contemporânea.
Downloads
Referências
ARANTES, P. Formação e desconstrução: uma visita ao museu da ideologia francesa. 1° edição. São Paulo: Editora 34, 2021.
BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. Tradução Ernesto Sampaio. 1° edição. Lisboa: Vega, 1993.
FABBRINI, R. Arte em três tempos. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.
FABBRINI, R. As fronteiras entre arte e vida. Ouro Preto-MG, ArteFilosofia, vol. 9, n.17, 2014, p. 41-60.
FABBRINI, R. “Imagem e enigma”. Niterói-RJ, Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 10, n. 19 jul-dez., 2016, p. 241-262.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Filosofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
