SOBRE A SERVIDÃO DO PENSAR

Uma leitura – com Nietzsche (e Schopenhauer) – das Diretrizes Curriculares de Filosofia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8758

Palabras clave:

Cultura, Estado, Professores de Filosofia

Resumen

Este escrito é um trabalho filosófico-educacional que objetiva contribuir para a sustentação de uma provocação à reflexão sobre a normatização brasileira para a graduação em filosofia – especialmente em relação à formação de professores de filosofia –, por uma revisitação e exploração do ensaio Schopenhauer como educador, de F. Nietzsche. O estudo empreendido parte da crítica do jovem Nietzsche às instituições educacionais e ao ensino de filosofia, para daí promover uma leitura dos documentos institucionais que estabelecem as Diretrizes Curriculares para os cursos de Filosofia. Esta leitura aponta que uma preocupação principal, com o controle legal sobre o que ensinar e como deve ser o ensino de filosofia, secundariza uma adequada preocupação com o apoiamento ao melhor e livre pensar – para Nietzsche, a razão própria de ser da cultura, da filosofia e da educação.

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Biografía del autor/a

Rui Mayer, Unicentro/PR

Doutorando em Educação na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR), tendo mestrado em Educação (na linha de Filosofia e Educação), especialização em Ensino de Filosofia e graduação em Filosofia (no bacharelado e na licenciatura) pela Universidade de Brasília (UnB/DF); participa dos grupos de pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia (Unicentro/PR) e Filosofia Aplicada (Claretiano/SP).

Citas

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Publicado

2024-07-22

Cómo citar

Mayer, R. (2024). SOBRE A SERVIDÃO DO PENSAR: Uma leitura – com Nietzsche (e Schopenhauer) – das Diretrizes Curriculares de Filosofia. Revista Paranaense De Filosofia, 4(1), 205–227. https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8758

Número

Sección

Artigos