REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE AUTONOMIA E EDUCAÇÃO A PARTIR DE IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8744Resumen
O presente trabalho é pré-requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e se propõe a estabelecer um breve diálogo entre o pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e do filósofo alemão Immanuel Kant sobre Autonomia e Educação, demonstrando que uma é fruto da outra ou que uma necessita da outra para existir, pois sem a educação é quase impossível que o individuo se torne autônomo em suas relações sociais. A partir desse trabalho, vislumbramos refletir sobre a relação que a Educação exerce sobre a Autonomia em sua práxis cotidiana. Para tanto, pautamos nossa tarefa a partir de uma pesquisa bibliográfica, possuindo centralidade em algumas das principais obras dos autores em estudo. O que aprendemos com essas leituras e buscamos refletir na escrita deste trabalho é a importância que a educação tem para a promoção da autonomia do indivíduo em todos os sentidos e âmbitos de sua vida e o reflexo de sua prática na sociedade.
Descargas
Citas
APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?, 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. 25ª edição. 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 49ª ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2021.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Tradução com introdução e notas de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1986.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? Rio de Janeiro: Via Verita, 2011.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unicamp, 2004.
KANT, Immanuel. Textos Seletos. Tradução Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrópoles: Vozes, 1985.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete autonomia pedagógica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em https://www.educabrasil.com.br/autonomia-pedagogica. Acesso em 09 de outubro de 2021.
PATON, H. J. The moral law: Kant’s groundwork of the metaphysic of morals. London: Unwin Hyman, 1989.
PINHEIRO, Celso de Moraes. Kant e a Educação: reflexões filosóficas. Caxias do Sul: Educs, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.