REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE AUTONOMIA E EDUCAÇÃO A PARTIR DE IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8744

Abstract

O presente trabalho é pré-requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e se propõe a estabelecer um breve diálogo entre o pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e do filósofo alemão Immanuel Kant sobre Autonomia e Educação, demonstrando que uma é fruto da outra ou que uma necessita da outra para existir, pois sem a educação é quase impossível que o individuo se torne autônomo em suas relações sociais. A partir desse trabalho, vislumbramos refletir sobre a relação que a Educação exerce sobre a Autonomia em sua práxis cotidiana. Para tanto, pautamos nossa tarefa a partir de uma pesquisa bibliográfica, possuindo centralidade em algumas das principais obras dos autores em estudo. O que aprendemos com essas leituras e buscamos refletir na escrita deste trabalho é a importância que a educação tem para a promoção da autonomia do indivíduo em todos os sentidos e âmbitos de sua vida e o reflexo de sua prática na sociedade.

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Published

2024-07-22

How to Cite

Lima, A. I. da S. (2024). REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE AUTONOMIA E EDUCAÇÃO A PARTIR DE IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE. Revista Paranaense De Filosofia, 4(1), 174–191. https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8744

Issue

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Artigos