REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE AUTONOMIA E EDUCAÇÃO A PARTIR DE IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2024.4.1.8744Abstract
O presente trabalho é pré-requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e se propõe a estabelecer um breve diálogo entre o pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e do filósofo alemão Immanuel Kant sobre Autonomia e Educação, demonstrando que uma é fruto da outra ou que uma necessita da outra para existir, pois sem a educação é quase impossível que o individuo se torne autônomo em suas relações sociais. A partir desse trabalho, vislumbramos refletir sobre a relação que a Educação exerce sobre a Autonomia em sua práxis cotidiana. Para tanto, pautamos nossa tarefa a partir de uma pesquisa bibliográfica, possuindo centralidade em algumas das principais obras dos autores em estudo. O que aprendemos com essas leituras e buscamos refletir na escrita deste trabalho é a importância que a educação tem para a promoção da autonomia do indivíduo em todos os sentidos e âmbitos de sua vida e o reflexo de sua prática na sociedade.
Downloads
References
APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?, 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. 25ª edição. 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 49ª ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2021.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Tradução com introdução e notas de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1986.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? Rio de Janeiro: Via Verita, 2011.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unicamp, 2004.
KANT, Immanuel. Textos Seletos. Tradução Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrópoles: Vozes, 1985.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete autonomia pedagógica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em https://www.educabrasil.com.br/autonomia-pedagogica. Acesso em 09 de outubro de 2021.
PATON, H. J. The moral law: Kant’s groundwork of the metaphysic of morals. London: Unwin Hyman, 1989.
PINHEIRO, Celso de Moraes. Kant e a Educação: reflexões filosóficas. Caxias do Sul: Educs, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Filosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.