O PULO DO GATO, OU, BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A REVERSÃO DO PLATONISMO
Alice e Deleuze: um potencial pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2023.3.2.7860Palabras clave:
Deleuze, sentido, filosofia da educação, pedagogiaResumen
Este é um texto concebido a partir de duas diferentes experiências. A primeira é a da leitura A lógica do sentido de Gilles Deleuze, e também do romance Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, livro este que é objeto de estudo do livro de Deleuze, e a segunda experiência, que remete à sala de aula e às disciplinas de filosofia da educação, que inerem certa bibliografia básica em torno deste assunto e por isto, um debate recorrente em torno do conceito de educação. Neste artigo, portanto, tento fazer o transporte das ideias presentes no início da Lógica do sentido, a da série dos paradoxos, principalmente aquele paradoxo maior/menor para o âmbito ou território escolar da educação.
Descargas
Citas
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação da editora da UNESP, 1999
CARROL, Lewis. Alice´s Adventures in Wonderland. London; Penguin Groups, 1994
______. Alice: aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho. Ilustrações originais John Tenniel; introdução e notas Martin Gardner; tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: editora Zahar, 2013
DELEUZE, Gilles. A Lógica do Sentido. Trad. Luís Roberto Salinas Fortes. 5ª edição. São Paulo; Perspectiva, 2009.
DELEUZE, G; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992 (Coleção Trans)
______; GUATTARI, Félix. O anti Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: editora 34, 2010
FOUCAULT, Michel. O anti-Édipo: uma introdução à vida não-fascista. Tradução de José Fagundes Ribeiro. Disponível em << https://letraefilosofia.com.br/wp-content/uploads/2015/03/foucault-prefacio-a-vida-nao-facista.pdf?x70961>> Acesso em 27 abril 2023
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2001
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: editora Perspectiva, 2000
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta ‘o que é esclarecimento?’ in Textos seletos. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: editora Vozes, 1985
PLATÃO. O Banquete. Tradução, introdução e notas J. Cavalcante de Souza. 6ªedição. Rio de Janeiro; Difel, 2010.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores associados, 2011 (Coleção educação contemporânea)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.