O PULO DO GATO, OU, BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A REVERSÃO DO PLATONISMO
Alice e Deleuze: um potencial pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2023.3.2.7860Keywords:
Deleuze, sense, philosophy of education, pedagogyAbstract
The present text is conceived from twos different experiences. The first, from a reding of The logic of sense, from Gilles Deleuze, and also the reading of Alice in the wonderland, from Lewis Carroll, this one an study object of that one from Deleuze, and the second experience, that send us to an classroom and to the school disciplines of philosophy of education, which are inherent to a certain basic bibliography around this subject and, because of that, are inherent to a certain and recurrent around the education concept. I this article, therefore, I try to make a transport of the ideas that we find in the beginning of the Logic of sense, about the paradoxes series, mainly that paradox bigger/smaller, to the scholar scope.
Downloads
References
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação da editora da UNESP, 1999
CARROL, Lewis. Alice´s Adventures in Wonderland. London; Penguin Groups, 1994
______. Alice: aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho. Ilustrações originais John Tenniel; introdução e notas Martin Gardner; tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: editora Zahar, 2013
DELEUZE, Gilles. A Lógica do Sentido. Trad. Luís Roberto Salinas Fortes. 5ª edição. São Paulo; Perspectiva, 2009.
DELEUZE, G; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992 (Coleção Trans)
______; GUATTARI, Félix. O anti Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: editora 34, 2010
FOUCAULT, Michel. O anti-Édipo: uma introdução à vida não-fascista. Tradução de José Fagundes Ribeiro. Disponível em << https://letraefilosofia.com.br/wp-content/uploads/2015/03/foucault-prefacio-a-vida-nao-facista.pdf?x70961>> Acesso em 27 abril 2023
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2001
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: editora Perspectiva, 2000
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta ‘o que é esclarecimento?’ in Textos seletos. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: editora Vozes, 1985
PLATÃO. O Banquete. Tradução, introdução e notas J. Cavalcante de Souza. 6ªedição. Rio de Janeiro; Difel, 2010.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores associados, 2011 (Coleção educação contemporânea)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Filosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.