A INFLUÊNCIA DA FEMINILIDADE E DAS RELAÇÕES PESSOAIS DE ALBERT CAMUS NAS PERSONAGENS FEMININAS DE SUAS OBRAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2025.5.2.10961Palabras clave:
Camus, Mulheres, Literatura, FedericiResumen
Este artigo apresenta uma relação biográfica e literária entre a vida pessoal do filósofo Albert Camus e as personagens femininas que compõem algumas de suas obras. O objetivo da análise é refletir sobre um possível espelhamento entre a relação que Camus teve com sua mãe, suas esposas e sua amante, e o desenvolvimento das personagens, Marie, da obra O Estrangeiro (1941), Janine do conto A mulher adúltera (1957), a mãe em Entre o sim e o não (1935), e as mulheres citadas em A Peste (1947). Por fim, a partir da interpretação do conceito de modelo de feminilidade, destacado por Silvia Federici, em suas obras Calibã e a Bruxa (2023) e Mulheres e caça às bruxas (2019), demonstramos como os elementos que compõem esse conceito estão presentes perspectiva que Camus tinha das mulheres, bem como nas personagens femininas elaboradas por ele.
Descargas
Citas
CAMUS, Albert. A Mulher Adúltera. In: O Exílio e o reino. Trad. Valerie Rumjanek. 1. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2019a.
_______________. A Peste. Trad. Valerie Rumjanek. 1ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2019b.
_______________. Bodas em Tipasa. Trad. Sérgio Milliet. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2021.
_______________. Entre o sim e o não. In: O avesso e o direito. Trad. Valerie Rumjanek. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2019c.
_______________. O Estrangeiro. Trad. Valerie Rumjanek. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2019d.
_______________. Escreva muito e sem medo: uma história de amor em cartas (1944-1959)/Albert Camus, Maria Casarès. Trad. Clóvis Marques. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2024.
_______________. O mito de Sísifo. Trad. Ari Roitman e Paulina Watch. 13ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2018.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução de coletivo Sycorax. 2ª Ed. São Paulo: Elefante, 2023.
_______________. Mulheres e caça às bruxas: da Idade Média aos dias atuais. Tradução de Heci Regina Candiani. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
TODD, Olivier. Albert Camus: Uma vida. Trad. Monica Stahel. Rio de Janeiro: Record, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Paranaense de Filosofia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
