FILOSOFIA E ARTE
Aliados para um ensino de filosofia libertador
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.2.7138Resumo
Somos uma professora e um professor de filosofia que se perguntam como fazer com que nossas aulas tenham um significado para a vida de nossas(os) alunas, alunos e alunes. Significado este que aponte para a ideia de liberdade e autonomia, de expansão da consciência para uma compreensão e ação no mundo cada vez mais efetiva, seguindo a concepção de pedagogia libertadora de Paulo Freire e bell hooks. Para nós, a interação entre filosofia e arte tem muito a contribuir com esse processo. Não apenas porque, segundo Gilles Deleuze, o próprio trabalho com os conceitos filosóficos se assemelhe ao ritmo e andamento da música, mas porque, assim como na arte, o fazer filosófico não pode abrir mão das emoções para que possa ser realmente compreendido e significado em sua profundidade. Percebemos também que o trabalho com produtos artísticos, uma prática de ensino que Deleuze chama de Pop’Filosofia, faz com que a sala de aula possa se transformar num laboratório de sensações e pensamentos, trazendo a filosofia para os corpos e mentes de todas, todos e todes que fazem parte dessa experiência.
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