TRINCAS PITAGÓRICAS E NÚMEROS FIGURADOS: UM ENFOQUE HISTÓRICO PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

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Resumo

Objetivando articular História da Matemática, Resolução de problemas, uso de materiais manipuláveis e de recursos digitais, foi construída uma proposta didática em torno da origem aritmética do Teorema de Pitágoras. O projeto ocorreu em quatro turmas do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Paulo, durante quatro aulas ministradas ao longo de uma semana. Cada turma continha em torno de 20 alunos com aproximadamente 14 anos. Por meio de uma exposição dialogada sobre o contexto histórico em que se encontravam os pitagóricos, os discentes experienciaram um processo de investigação análogo ao da doutrina pitagórica. Dispostos em grupos e utilizando fichas coloridas, investigaram os números figurados e resolveram problemas direcionadores. As conclusões foram discutidas em plenária e os novos conceitos foram formalizados e contextualizados historicamente. Para facilitar a visualização de situações históricas e conceitos recém descobertos, animações previamente desenvolvidas pelos professores foram utilizadas. Considera-se que a articulação dos recursos utilizados favoreceu o aspecto motivacional da aprendizagem bem como a formação de conceitos e de procedimentos relativos ao Teorema de Pitágoras. Tais resultados positivos foram evidenciados tanto pelas resoluções e interações em plenária quanto através das soluções apresentadas por escrito.

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Publicado

06-06-2022

Como Citar

Duarte, A. M. ., & Yamamoto, F. S. O. . (2022). TRINCAS PITAGÓRICAS E NÚMEROS FIGURADOS: UM ENFOQUE HISTÓRICO PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 505–526. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6732

Edição

Seção

Relatos de Experiência