GEOGEBRA CLASSROOM: UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM FERRAMENTAS MATEMÁTICAS INTERATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.493-515Resumo
Este relato apresenta uma experiência vivenciada por um professor de matemática do Ensino Médio com a utilização de uma nova ferramenta do GeoGebra, denominada Classroom. Este recurso, que simula uma sala de aula virtual, pode ser utilizado em conjunto a outras plataformas de ensino a distância, como Zoom, Webex, dentre outras. Aqui, compartilharemos a forma como esta ferramenta pode ser explorada no ensino remoto, bem como suas potencialidades e limitações no ensino da matemática, especificamente em uma atividade sobre funções. Tal atividade contemplou questões sobre o índice de transmissão da COVID-19, explorando os diferentes tipos de representação de funções, em uma turma de Ensino Médio. O uso do GeoGebra Classroom possibilitou a observação em tempo real, pelo professor, do desenvolvimento da atividade realizada pelos alunos, sendo possível identificar o progresso, o erro e a dúvida nas tarefas propostas, oportunizando um feedback imediato e uma melhor interação entre professor e alunos.