A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Leticia de Campos Borges Universidade Federal de Itajubá
  • Mariana Feiteiro Cavalari

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.174-199

Resumo

A inserção da História da Matemática (HM) na Formação de professores tem sido objeto de diversos estudos realizados no Brasil. Nesse contexto, analisamos as propostas didáticas que apresentam aspectos da HM na formação inicial de professores de Matemática, sugeridas por teses e dissertações brasileiras, com relação à abordagem da HM e às suas contribuições, dificuldades e limitações. Analisamos 22 trabalhos e identificamos que, em 20 deles, alguns aspectos da HM são apresentados para lecionar conteúdos matemáticos e, em sete, são abordados aspectos específicos da HM e/ou da HM no Ensino. O desenvolvimento de sete propostas contribuiu para a formação pedagógica e o de 16 auxiliou a formação matemática dos licenciandos. Entretanto, destacamos que, na implementação de cinco propostas, os estudantes apresentaram dificuldade em compreender os textos de HM e, em três, as atividades não foram suficientes para que os futuros professores identificassem a importância da HM para o ensino e a aprendizagem de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Borges, L. de C., & Cavalari, M. F. (2021). A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 174–199. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.174-199

Edição

Seção

Artigos Científicos