DIÁLOGOS SOBRE DIFERENTES OLHARES EM CONTEXTOS FORMATIVOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mariana dos Santos Cezar Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.290-307

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a possibilidade de dialogar com docentes, visando apreender diferentes olhares a respeito de situações oriundas do contexto de sala de aula, buscando, também, respeitar diferentes compreensões da realidade. Esta investigação é um recorte de uma pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, realizada com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que objetivou compreender o desenvolvimento do processo de empoderamento docente em contextos formativos. Nesta pesquisa, propomos uma ação formativa que foi subsidiada pelo diálogo entre pesquisadora e participantes e teve seu conteúdo programático construído a partir dos saberes das participantes e de suas relações com o contexto escolar. Cabe salientar que, ao longo de quinze encontros, discutimos temáticas identificadas nos diálogos com as participantes. Para este artigo, optamos por apresentar discussões e análises relativas ao tema Dialogando sobre diferentes olhares. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso, proveniente dos estudos bakhtinianos. Os resultados mostraram que o trabalho de formação, realizado nesta pesquisa, viabilizou ao grupo de participantes refletir a respeito da forma como cada uma (re) age diante de situações de ensino no contexto de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Cezar, M. dos S. (2021). DIÁLOGOS SOBRE DIFERENTES OLHARES EM CONTEXTOS FORMATIVOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 290–307. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.290-307

Edição

Seção

Artigos Científicos