O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA: UM OLHAR A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.32-57Resumo
O objetivo desse artigo é compreender os impactos da formação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica das professoras participantes no município de Curitiba. Para tanto, utilizamos os pressupostos do ciclo de políticas públicas educacionais, composto por três contextos principais: influência, produção de texto e prática. Para o contexto de influência, fizemos um estudo sociopolítico da época da criação e implantação do PNAIC, destacando o papel da sociedade civil organizada para que o tema da alfabetização fosse privilegiado na agenda política. Para o contexto da produção de texto, enfatizamos as leis e os Cadernos de Formação do PNAIC de Alfabetização Matemática. No contexto da prática, utilizamos as narrativas de professoras que participaram do referido programa do PNAIC, realizadas de acordo com os aportes metodológicos da História Oral. Por meio dessas narrativas, após análise, verificamos que o PNAIC causou impacto na reflexão sobre a alfabetização matemática, na prática cotidiana e na vida profissional das entrevistadas. A pesquisa ainda reforça as narrativas como fontes históricas, potenciais objetos de pesquisa para outros pesquisadores, lançando novos olhares e perspectivas. Espera-se que os resultados aqui publicizados contribuam para a elaboração e reelaboração de políticas públicas educacionais e para aqueles que se dedicam à compreensão de suas potencialidades e limitações.