UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS (2004 A 2019) ENVOLVENDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.385-405Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o panorama das pesquisas desenvolvidas em Mestrados acadêmicos, Mestrados profissionais e Doutorados, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Para tanto, assumiu-se a perspectiva de mapeamento e foram consideradas as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, usando o descritor "Metodologias Ativas" e o filtro Mestrado acadêmico, Mestrado profissional e Doutorado. Tendo em conta esses critérios, foram identificadas 516 que abordavam Metodologias Ativas. Ao serem segmentadas por área, verificou-se que apenas 23 delas (4,45%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de matemática. Os dados analisados indicam a utilização das seguintes estratégias no rol das Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseadas em Times, Gamificação, Laboratório de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Sequencia Fedathi, Peer Instruction, uso de Tecnologias Digitais de Informação, Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseados em Projetos, bem como uma pluralidade de estratégias, públicos, conceitos matemáticos e análises envolvidos na implementação das Metodologias Ativas.