PROVA-ESCRITA-EM-FASES DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Diego Barboza Prestes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.89-105

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão a respeito da produção escrita de um aluno do 5o ano do Ensino Fundamental, obtida por meio de uma Prova-Escrita-em-Fases. Tal discussão é um recorte de uma dissertação de mestrado, de natureza qualitativa, realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Apucarana-PR, dentro das ações do Programa Observatório da Educação, em que se utilizou como instrumento de avaliação uma Prova-Escrita-em-
Fases. Ao tomar a avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação, foi possível analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos para realizar intervenções. Assim como na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos investigados
desempenharam um papel de protagonistas de suas próprias aprendizagens, e os pesquisadores atuaram como um guia, intervindo no processo por meio de apontamentos escritos na prova no decorrer das fases. A Prova-Escrita-em-Fases mostrou ser um instrumento de avaliação com potencial para possibilitar um diálogo reflexivo entre professor e alunos, além de ser mais uma oportunidade de aprendizagem.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Prestes, D. B., & Buriasco, R. L. C. de. (2020). PROVA-ESCRITA-EM-FASES DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 89–105. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.89-105