DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.147-168Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os principais resultados do diagnóstico da pesquisa intitulada “Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no ensino fundamental” – EMult, desenvolvida em rede entre pesquisadores de sete instituições de Ensino Superior dos estados
Bahia, Pernambuco e Ceará. A concepção do projeto seguiu princípios do Programa Observatório da Educação, o objeto matemático foi a estrutura multiplicativa, com arcabouço da Teoria dos Campos Conceituais. Foi elaborado um instrumento contendo 13 situações envolvendo as estruturas
multiplicativas, respondido por 3906 estudantes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas públicas. Analisamos o desempenho dos estudantes ao longo dos anos de escolarização e em cada uma
das situações agrupadas por relações, eixos, classes, tipos e operação fundamental. Os resultados evidenciam que o desempenho dos estudantes em situações-problema de estruturas multiplicativas aumenta com a escolaridade, porém não supera 60% no 9º ano. A análise por situação mostra que as maiores taxas de acerto se encontram em situações com a relação quaternária e, dentre essas, o que mais se destaca em todos os anos escolares são as taxas nas situações de Proporção Simples “um para
muitos”. Esses resultados apontam para a necessidade de investir em ações para ensinar esses conceitos matemáticos.