UM OLHAR PARA A REGULAÇÃO DISCURSIVA EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Flavia Pollyany Teodoro Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.199-225

Resumo

Neste estudo, abordaremos a regulação discursiva como uma forma de conduta na prática pedagógica. Particularmente, no desenvolvimento de atividades de Modelagem, essa regulação pode
revelar aspectos relevantes para a compreensão dessa proposta pedagógica em sala de aula. Nessa direção, este estudo de natureza qualitativa objetivou investigar o que se revela da regulação
discursiva em uma prática de Modelagem nos anos iniciais. Para tanto, repousamos nossos olhares nos dados oriundos do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem, ocorrida em uma turma de 3º ano dos anos iniciais. Ancorados na teoria de Bernstein (1996; 2000), buscamos compreender a estruturação do discurso pedagógico na prática da Modelagem na sala de aula. Os dados referentes a esse estudo foram coletados por meio da observação, registrados com gravação em áudio e vídeo. Para
a descrição e a análise dos dados, foram organizadas quatro categorias segundo alguns encaminhamentos da Modelagem, são elas: escolha do tema, problematização do tema, matematização e socialização. Os resultados sugerem que a regulação operada na relação de comunicação durante a atividade de Modelagem foi manifestada pelos alunos e pela professora. No caso da professora, deu-se em razão de seus objetivos didáticos e, no dos alunos, em virtude das incompreensões manifestadas por eles no desenvolvimento da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2020

Como Citar

Teodoro, F. P., & Kato, L. A. (2020). UM OLHAR PARA A REGULAÇÃO DISCURSIVA EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(13), 199–225. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.199-225

Edição

Seção

Artigos Científicos