EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E PREOCUPAÇÕES URGENTES: CENÁRIOS PROMOVEDORES DE EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

Autores

  • Guilherme Henrique Gomes da Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Renato Marcone Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Gabriela Felix Brião Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp/UERJ)
  • Marco Aurélio Kistemann Jr Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.130-157

Resumo

Neste artigo, discutimos preocupações urgentes da Educação Matemática Crítica por meio de cenários que buscam problematizar a importância de se refletir sobre equidade e justiça social no
atual contexto em que vivemos. Em um primeiro momento, apresentamos uma fundamentação teórica que estabelece entendimentos acerca de equidade e justiça social, além disso, algumas implicações para a educação matemática. Em seguida, discutimos três crônicas, as quais buscam ilustrar a relevância dos temas centrais deste artigo. Enfatizamos que práticas promovedoras de equidade não podem estar desvinculadas de questões de justiça social, determinantes sociais, discussões sobre
desigualdades sociais, bem como das disparidades socioeconômicas que provocam tais desigualdades.

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Publicado

25-11-2020

Como Citar

Silva, G. H. G. da, Marcone, R., Brião, G. F., & Kistemann Jr, M. A. (2020). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E PREOCUPAÇÕES URGENTES: CENÁRIOS PROMOVEDORES DE EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 130–157. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.130-157

Edição

Seção

Artigos Científicos