MAPEAMENTO DE PESQUISAS PARANAENSES SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.18-45Resumo
No presente artigo são apresentadas algumas considerações a respeito dos dados obtidos no mapeamento sobre as pesquisas defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu do estado do Paraná entre os anos de 2001 e 2012, que têm o professor que ensina matemática (PEM) como objeto de investigação. O levantamento realizado integrou um projeto, cujo objetivo foi mapear, descrever e sistematizar pesquisas brasileiras produzidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino e que tinham como foco de estudo o PEM. Foram inventariados e analisados 64 trabalhos no Paraná e, neste artigo, estão concentrados os apontamentos da análise de dois descritores presentes na ficha de coleta de dados, a saber: “problema/objetivos/objeto/questão da pesquisa” e “procedimentos metodológicos”. Essa opção se justifica pelo planejamento global do projeto e pela quantidade de informações coletadas na atividade de fichamento dos trabalhos. Os resultados encontrados sugerem interessantes e variadas temáticas investigativas que apresentam convergências e divergências em relação às tendências metodológicas, aos focos de análise e aos instrumentos de coleta de dados utilizados pelos pesquisadores paranaenses nas investigações referentes ao PEM. Tais resultados oferecem subsídios para que se possa caracterizar e configurar este campo de estudo no estado do Paraná.