SABERES EXPERIENCIAIS X SABERES ESCOLARES: O QUE NOS ENSINAM OSALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROGRAMA NOVA EJA

Autores

  • Eliane Lopes Werneck de Andrade Professora da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro -SEEDUC RJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.205-232

Resumo

 Este texto aborda parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, aprovada em 2016, em que se procurou discutir como são vivenciados os processos de aprendizagem em matemática no Programa Nova EJA, que foi implantado na rede estadual do Rio de Janeiro em 2013. Para tanto, foi pesquisado se e como a metodologia do programa promove a valorização de saberes matemáticos experienciais, advindos das práticas sociais dos alunos. O objetivo deste artigo é compartilhar a percepção da autora sobre tensões relacionadas à aprendizagem em matemática apresentadas por alunos concluintes do Ensino Médio acelerado, entrevistados em 2015. Referenciais teóricos da Educação e da Educação Matemática embasaram a pesquisa qualitativa, propiciando, uma compreensão mais complexa dos discursos implícitos nos documentos oficiais e nas políticas educacionais, endereçadas aos alunos jovens e adultos. Foi realizado um estudo documental e análise de conteúdo. Aulas de matemática foram acompanhadas com o intuito de obterem-se indicativos de estratégias formais/informais de aprendizagem dos alunos. Por meio da análise dos dados, observou-se que os saberes experienciais dos sujeitos da EJA não são privilegiados nem pelo programa e nem pela escola, que, geralmente, se ocupa de práticas bancárias simplórias e infantilizadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

Andrade, E. L. W. de. (2020). SABERES EXPERIENCIAIS X SABERES ESCOLARES: O QUE NOS ENSINAM OSALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROGRAMA NOVA EJA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(11), 205–232. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.205-232

Edição

Seção

Artigos Científicos