FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS: A EXPERIÊNCIA DO PNAIC NO RJ

Autores

  • Tamara Miranda de Souza Professora do Município de Queimados – RJ
  • Lilian Nasser Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.158-174

Resumo

Este trabalho tem por objetivo acompanhar e avaliar a formação de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A formação de professores alfabetizadores do PNAIC é em cascata: a Universidade prepara os Formadores de Matemática e Língua Portuguesa, que atuam em duplas formando Orientadores de Estudos, que disseminam a formação com os Professores
Alfabetizadores dos seus municípios. O estudo relata os resultados de levantamentos feitos com os Formadores do Estado do Rio de Janeiro, Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores do polo de Duque de Caxias no PNAIC 2014. Foram aplicados formulários para conhecer sua formação e área de atuação, questionando suas dificuldades para ensinar matemática, a fim de investigar de que forma o PNAIC pode ter influenciado na vida profissional dos professores alfabetizadores, quais as dificuldades e desafios encontrados em todas as etapas da formação. As análises mostram que a falta de conhecimentos específicos em matemática traz insegurança para os que lecionam essa disciplina e muitos são os desafios envolvidos neste processo. Mesmo diante das dificuldades, a formação
proporcionou às Professoras Alfabetizadoras a criação de práticas pedagógicas que estimularam os alunos a construir os conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

Souza, T. M. de, & Nasser, L. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS: A EXPERIÊNCIA DO PNAIC NO RJ. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 158–174. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.158-174

Edição

Seção

Artigos Científicos