O USO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS

Autores

  • Carla Denize Ott Felcher Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Ana Cristina Medina Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • André Luiz Andrejew Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.246-271

Resumo

Este artigo apresenta uma análise a partir da investigação desenvolvida em uma escola da rede pública do município de Canguçu. Assim, o objetivo é apresentar e discutir o Facebook, através de um grupo fechado, como um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para potencializar o ensino dos números racionais. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa-ação, com uma turma de sétimo ano, onde o grupo nesta Rede Social, denominado F@ceMAT, foi utilizado como uma AVA, servindo
como repositório de material, mas também para a realização de avaliação diagnóstica, portfólio, construção e revisão de conceitos, por meio de atividades/propostas diversificadas, entre elas destacam-se: situações-problema, vídeos, textos e desafios, privilegiando, sempre, a interação entre os pares. Concluiu-se que o grupo fechado atendeu as exigências de um AVA alternativo, exigindo, como em todo ambiente, que o professor proponha tarefas, medeie e estimule a participação dos alunos, proporcionando, assim, a condição de o aluno ser o centro do processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

Felcher, C. D. O., Pinto, A. C. M., & Ferreira, A. L. A. (2020). O USO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 246–271. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.246-271

Edição

Seção

Relatos de Experiência