A INFLUÊNCIA DOS ENUNCIADOS E DOS MATERIAIS NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA PARA ALUNOS SURDOS E PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Claudia Segadas-Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Fábio Garcia Bernardo Instituto Benjamin Constant – IBC
  • Flávia Cardoso Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Júlio César dos Santos Moreira Instituto Nacional de Ensino de Surdos – INES
  • Rodrigo Cardoso dos Santos Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC-RJ
  • Wagner Rohr Garcez Instituto Benjamin Constant – IBC

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.12-32

Resumo

O presente trabalho é um recorte de um estudo mais amplo, no qual foram adaptadas e aplicadas cerca de vinte atividades de análise combinatória para alunos com deficiência visual e para alunos surdos. Algumas atividades foram desenvolvidas pelos autores e outras adaptadas de livros didáticos e artigos. Temos como objetivos detalhar a aplicação e discutir a influência dos recursos e da formulação dos enunciados na resolução de dois problemas. Os percursos metodológicos incluíram as etapas de produção e adaptação de materiais; aplicação das atividades com apresentação em Libras (Língua Brasileira de Sinais); e discussão dos resultados observados. Corroborando com os referenciais pesquisados, foi possível concluir a importância da apresentação dos enunciados dos problemas em Libras e utilização de recursos visuais que facilitassem seu entendimento para os surdos, bem como a utilização de materiais táteis que pudessem permitir aos alunos com deficiência visual compreender os problemas, assim como auxiliar na resolução dos mesmos.

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Publicado

19-11-2020

Como Citar

Segadas-Vianna, C., Bernardo, F. G., Pereira, F. C., Moreira, J. C. dos S., Santos, R. C. dos, & Garcez, W. R. (2020). A INFLUÊNCIA DOS ENUNCIADOS E DOS MATERIAIS NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA PARA ALUNOS SURDOS E PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 12–32. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.12-32

Edição

Seção

Artigos Científicos