A VIDEOAULA MEDIANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.233-247Resumo
Este artigo apresenta uma experiência vivenciada no Atendimento Educacional Especializado de uma escola estadual da cidade de Ilhéus-Bahia, após o processo de produção dos dados de uma tese de doutorado. O objetivo era proporcionar uma devolutiva à escola sobre os resultados dessa pesquisa. Assim, desenvolvemos uma curta intervenção de ensino denominada de “Oficina de Matemática: aprender divisão”, para trabalhar as ideias básicas da divisão, apresentando uma revisão do sistema de numeração decimal, algoritmo e situações-problema (partilha equitativa, quota, comparação multiplicativa e combinatória). Para tanto, elaboramos um caderno de exercícios e uma videoaula em Libras que envolveu: a escolha das situações, das imagens ilustrativas e interpretação da Língua Portuguesa - Libras. Participaram da oficina 12 jovens surdos, matriculados no Ensino Básico (6º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio) e com idades de 11 a 24 anos; incluindo, nessa amostra, todos os participantes da pesquisa citada. A videoaula foi utilizada no formato de videolição, auxiliando a professora pesquisadora e intérprete, conjuntamente, na apresentação dos conteúdos. A avaliação processual mostrou evolução no desempenho dos estudantes, principalmente, na motivação, já que o formato de aula estava considerando a sua experiência visual e a Libras, elementos de uma Pedagogia Surda.