AS FACES DA COMBINATÓRIA NO COTIDIANO

Autores

  • Pablo Egidio Lisboa da Silva Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC)
  • Maria de Jesus Gomes da Cunha Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC)
  • Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.225-244

Resumo

As situações envolvendo a Combinatória são vivenciadas constantemente em nosso cotidiano. Somos submetidos frequentemente a fazer escolhas, como, por exemplo, qual a roupa adequada ou a melhor maneira para organizar objetos em prateleiras de uma estante. Na sala de aula é importante que os exemplos sejam propostos a partir de situações do dia a dia, para que esse
conhecimento seja formalizado eficazmente. A habilidade na resolução de problemas práticos primeiramente é vivenciada no cotidiano e só depois na sala de aula. Sendo assim, o conhecimento do aluno é resultado das experiências escolares e extraescolares. Diante desses fatos, a oficina aqui
relatada pretendeu trabalhar problemas combinatórios (produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação) e estimular a capacidade de organizar e elaborar problemas que envolvam o raciocínio combinatório. Para atingir os objetivos pretendidos, utilizamos situações comuns do dia a dia e fizemos uso de materiais manipuláveis para facilitar e dinamizar o trabalho. Concluímos que a inserção do material manipulável e as experiências cotidianas possibilitaram uma maior adesão às atividades e à construção dos conceitos da Combinatória de forma mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2020

Como Citar

Silva, P. E. L. da, Cunha, M. de J. G. da, & Pessoa, C. A. dos S. (2020). AS FACES DA COMBINATÓRIA NO COTIDIANO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(7), 225–244. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.225-244

Edição

Seção

Relatos de Experiência