ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA INDÍGENA VOLTADAS À GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.25-47Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal analisar aspectos didáticos e matemáticos mobilizados por uma professora indígena no ensino de figuras geométricas planas e espaciais, no 3° ano do Ensino Médio. Assim, buscamos olhar para a realidade em sala de aula e compreender como a professora tem conduzido suas aulas e, a partir de suas escolhas, dialogar sobre viabilidades e propostas de ensino para os conteúdos geométricos. Para tanto, buscamos os seguintes aportes teóricos e metodológicos: a Teoria Antropológica do Didático e a Etnografia como Prática Escolar, que possibilitaram investigar aspectos didáticos e matemáticos mobilizados pela professora, bem como, permitiram discutir considerações sobre o meio no qual a pesquisa está inserida. Contudo, os principais resultados desta pesquisa apontam que a prática da professora indígena está pautada numa organização didática clássica, com tendência a se aproximar da abordagem tecnicista, com
mínimos aspectos teórico-tecnológicos, como também a dificuldade de trabalhar em uma perspectiva intercultural, permanecendo no plano das intenções, embora a instituição escolar esteja localizada numa aldeia indígena. Além disso, foi observado que as condições e restrições em nível da escola se mostraram determinantes nas escolhas matemáticas e didáticas da professora.