LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Janeisi de Lima Meira Universidade Federal do Pará/ UFPA
  • Robson André Barata de Medeiros Universidade Federal do Pará/ UFPA
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará/ UFPA

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.66-78

Resumo

No presente trabalho apresentamos uma análise da interface entre leitura e escrita na matemática, procurando esclarecer que o termo alfabetização não deve ser considerado apenas para o ensino de língua materna, pois se busca o ensino por meio do par letramento-numeramento em que se deve reconhecer que esses processos ocorrem paralelamente. Salientamos que o procedimento de seguir regras acontece tanto na língua natural como na matemática e convergem para a aprendizagem de ambas. Conclui-se que as dificuldades com as habilidades em domínio de conceitos matemáticos são oriundas da falta de domínio da leitura e escrita nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática.

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Publicado

17-11-2020

Como Citar

Meira, J. de L., Medeiros, R. A. B. de, & Silveira, M. R. A. da. (2020). LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 66–78. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.66-78

Edição

Seção

Artigos Científicos