FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE REGISTROS ORAIS E ESCRITOS

Autores

  • Louise dos Santos Lima Universidade Federal do Rio Janeiro
  • Claudia Segadas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.48-65

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação realizada com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental utilizando a metodologia de ensino–aprendizagem de matemática via resolução de problemas. Tem como objetivo verificar o desempenho dos alunos em uma situação em que são chamados a formularem um problema a partir de uma figura dada. Analisaremos, entre outros aspectos, a expressão oral e escrita destes alunos. Em geral verificamos que os alunos compreendem algumas estruturas necessárias para compor um problema, mas têm dificuldade na passagem da fala para a escrita, o que sugere mais atenção por parte dos professores para auxiliar nesta passagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-11-2020

Como Citar

Lima, L. dos S., & Segadas, C. (2020). FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE REGISTROS ORAIS E ESCRITOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 48–65. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.48-65

Edição

Seção

Artigos Científicos