ANÁLISE DA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REDE FEDERAL DE ENSINO NOS SEUS PRIMEIROS CINCO ANOS DE IMPLANTAÇÃO

Autores

  • Josiane Aparecida Miranda Rafael Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Paula Reis de Miranda Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Marcos Pavani de Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.118-135

Resumo

Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa realizada em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), que teve por objetivo estudar evasão de alunos no curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica
e pesquisa documental na Coordenação Geral de Assuntos e Registro Acadêmico (CGARA) do Campus em estudo, onde foram coletados dados dos alunos que ingressaram e evadiram do curso entre os anos de 2008 e 2013. Os resultados mostram que quase a metade (48%) dos alunos ingressantes no curso evadiu, sendo que a maioria interrompeu os estudos ainda no primeiro ano da graduação. Os motivos apontados pelos alunos são: falta de tempo; dificuldades em conciliar trabalho e estudo; dúvidas quanto à escolha
profissional; e falta de conhecimentos prévios.

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Publicado

17-11-2020

Como Citar

Rafael, J. A. M., Miranda, P. R. de, & Carvalho, M. P. de. (2020). ANÁLISE DA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REDE FEDERAL DE ENSINO NOS SEUS PRIMEIROS CINCO ANOS DE IMPLANTAÇÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 118–135. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.118-135

Edição

Seção

Artigos Científicos