ANÁLISE DA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REDE FEDERAL DE ENSINO NOS SEUS PRIMEIROS CINCO ANOS DE IMPLANTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.118-135Resumo
Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa realizada em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), que teve por objetivo estudar evasão de alunos no curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica
e pesquisa documental na Coordenação Geral de Assuntos e Registro Acadêmico (CGARA) do Campus em estudo, onde foram coletados dados dos alunos que ingressaram e evadiram do curso entre os anos de 2008 e 2013. Os resultados mostram que quase a metade (48%) dos alunos ingressantes no curso evadiu, sendo que a maioria interrompeu os estudos ainda no primeiro ano da graduação. Os motivos apontados pelos alunos são: falta de tempo; dificuldades em conciliar trabalho e estudo; dúvidas quanto à escolha
profissional; e falta de conhecimentos prévios.