O USO DA GEOMETRIA DINÂMICA EM MODELAGENS GEOMÉTRICAS: POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR CONCEITOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Melissa Meier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)
  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.136-156

Resumo

A proposta desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado envolvendo o uso das tecnologias para o ensino de matemática onde analisamos o desenvolvimento do pensamento matemático em alunos do ensino fundamental envolvidos no trabalho com modelagem geométrica. Buscamos em Goldenberg a fundamentação teórica necessária para justificar a escolha da modelagem geométrica como proposta trabalho para as atividades realizadas. A construção de um projeto metodológico envolvendo a engenharia didática foi essencial para o andamento das atividades e análise
dos resultados posteriores à realização da sequência didática. Com essa proposta, procuramos mostrar que a inserção da tecnologia nas aulas de matemática tornou-se fundamental para a construção do conhecimento matemático pelos alunos. Ao final da pesquisa, como forma de um produto,
disponibilizamos na internet o ambiente virtual construído com o auxílio do software GeoGebra1 e que contém a sequência de atividades proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-11-2020

Como Citar

Meier, M., & Silva, R. S. da. (2020). O USO DA GEOMETRIA DINÂMICA EM MODELAGENS GEOMÉTRICAS: POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR CONCEITOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 136–156. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.136-156

Edição

Seção

Artigos Científicos