MARIA DE LURDES SERRAZINA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Centro Universitário de Maringá
  • Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá
  • Rute Elizabete S. Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.10-27

Resumo

A pesquisadora portuguesa Maria de Lurdes Serrazina, graduada em Matemática pela Universidade de Lisboa e doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres, é atualmente professora coordenadora aposentada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e professora associada convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordenou diversos projetos de investigação na área da Didática da
Matemática e da Formação de Professores e orientou (e orienta) numerosos trabalhos de mestrado e doutorado. Sua investigação atual tem por cenário o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos da escolarização, tematizando especialmente os números e as operações fundamentais, geometria e medida e o conhecimento profissional dos professores. Muito conceituada em seu país, foi co-coordenadora da equipe que elaborou o novo programa de Matemática do Ensino Básico1 (2007) e coordenou a equipe encarregada da elaboração das Metas de Aprendizagem em Matemática para o Ensino Básico (2009). No período de 2005 a
2011, coordenou o Programa de Formação Continua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos. Foram estas experiências que a credenciaram a este convite para este número
temático da RPEM.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Nogueira, C. M. I., Pavanello, R. M., & Borba, R. E. S. R. (2020). MARIA DE LURDES SERRAZINA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 10–27. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.10-27