FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO

Autores

  • Leila Pessôa Da Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria de Lurdes Serrazina Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.48-69

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre dois objetivos propostos em duas Unidades Curriculares (UC) do curso de formação de professores para a educação básica na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) ministradas ao nível de mestrado, sendo um deles o de desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em grupo e estimular os estudantes a assumirem uma perspectiva de formação ao longo da vida e, o outro, o de proporcionar aos futuros professores instrumentos conceptuais fundamentais da didática da Matemática, nomeadamente a concepção de
tarefas e de sequências de situações didáticas para a aprendizagem no âmbito dos diferentes tópicos matemáticos. O alcance desses objetivos levam em consideração dois aspectos fundamentais: a
comunicação e a tarefa, considerados não só como objetivos a serem desenvolvidos na formação, mas também como orientação didática e metodológica no desenvolvimento do Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007 (MEC/2007). A reflexão apresentada parte da análise de episódios de observações realizadas no desenvolvimento das UCs considerando que todo processo de formação exige uma forte articulação entre teoria e prática sob pena de termos um processo de formação alijado
do exercício da prática profissional.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Costa, L. P. D., Serrazina, M. de L., & Pavanello, R. M. (2020). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 48–69. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.48-69