UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE O CAMPO CONCEITUAL ADITIVO

Autores

  • Daniela Alves Soares Pontifícia Universidade Católica – SP
  • Maria Patrícia Freitas de Lemos Pontifícia Universidade Católica – SP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.255-273

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar uma prática de formação continuada com aproximadamente 450 professores de 1º ao 5º ano, que trabalham em escolas de tempo integral, em uma rede particular de ensino, e que foi realizada em 2011 sob a temática dos Campos Conceituais, de Gerard Vergnaud. Para a realização dessa formação foram utilizadas ferramentas online, e o recorte temático utilizado foi o estudo das situações-problema do campo conceitual aditivo. Iniciamos o artigo com algumas evidências de necessidades formativas relativas a esse campo conceitual, retiradas de avaliações em larga escala. Num segundo momento, realizamos alguns estudos teóricos sobre o campo conceitual aditivo e sobre a educação online. Apresentamos a proposta formativa realizada com os professores da rede particular, destacando as atividades e os seus objetivos. Por fim, apresentamos algumas conclusões iniciais, a partir de excertos de diálogos com os professores evidenciados durante a realização das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-11-2020

Como Citar

Soares, D. A., & Lemos, M. P. F. de. (2020). UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE O CAMPO CONCEITUAL ADITIVO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 255–273. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.255-273