A INICIAÇÃO À PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Centro Universitário de Maringá
  • Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.28-40

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação realizada com seis alunos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública do Norte do Paraná. Seu objetivo foi investigar se sua participação em uma pesquisa em educação matemática contribui para sua formação e se tal participação modifica suas concepções sobre pesquisa. Após atuarem como pesquisadores em uma pesquisa cujo objetivo era investigar, mediante a aplicação do método clínico crítico, como as relações entre área e perímetro eram concebidas por crianças e adolescentes, ouvintes e surdos, e em adultos escolarizados e não escolarizados, os estudantes mostraram ter modificado sua concepção inicial de pesquisa como estudo aprofundado de um tema específico da Matemática, substituindo-a por uma ação realizada com o objetivo de investigar o porquê de certos fatos, de compreendê-los melhor, de buscar solução nova para alguma questão relativa ao aprendizado da Matemática. Ressaltaram que, diferentemente das pesquisas habitualmente executadas na Iniciação Científica em Matemática, que mais se caracterizam como estudos e que não possibilitam oportunidades de contestação de resultados ou mesmo de colocá-los em dúvida, a pesquisa empírica realizada lhes possibilitou confirmarem  resultados teóricos que, inicialmente, lhes pareciam absurdos.

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Publicado

11-11-2020

Como Citar

Nogueira, C. M. I., & Pavanello, R. M. (2020). A INICIAÇÃO À PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(2), 28–40. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.28-40

Edição

Seção

Artigos Científicos