O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTUDO DE NÚMEROS DECIMAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.63-90Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar os dados coletados nos encontros realizados no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, quando da participação dos professores no Projeto de Extensão intitulado “Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) na Formação e na Prática do Professor”. Nessa pesquisa investigamos os conhecimentos construídos e mobilizados acerca do ensino de números decimais. Para análise dos dados, foi utilizado o
modelo teórico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando duas vertentes: o conhecimento específico e pedagógico do conteúdo. A formação do grupo possibilitou momentos de estudo, escolha, aplicação e reflexão, que conferiram situações muito ricas de construção e
reconstrução de conhecimento. Os resultados revelaram lacunas nos conhecimentos dos professores observados em relação ao conceito de número decimal. Os encontros entre professores e pesquisadores contribuíram para que os sujeitos expusessem as suas dúvidas, refletindo sobre suas práticas e percebessem a necessidade dos conhecimentos específicos e pedagógicos de um conteúdo. As análises apontaram ainda que o trabalho realizado em grupo tem grande importância por considerar a reflexão sobre a prática, propiciando o desenvolvimento profissional dos sujeitos participantes.