PROVAR E DEMONSTRAR: UM ESPINHO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica – SP
  • Maria José Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica – SP
  • Cristiana Abud da Silva Fusco Pontifícia Universidade Católica – SP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2012.1.1.22-41

Resumo

Nesse trabalho, inicialmente, levantamos algumas questões teóricas relacionadas à demonstração a fim de compreender melhor o raciocínio de professores submetidos à formação continuada a
respeito de demonstração. Em seguida, apresentamos um estudo de caso, em que observamos dois professores em formação cujo foco era o estudo de provas e demonstrações em geometria. A  análise dos dados coletados mostra que os professores, sujeitos da pesquisa, têm dificuldade em levantar as informações dadas no enunciado de uma proposição matemática e o reconhecimento
de elementos cruciais, como hipótese e tese, que são fundamentais para o processo de construção de uma demonstração.

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Publicado

10-11-2020

Como Citar

Almouloud, S. A., Silva, M. J. F. da, & Fusco, C. A. da S. (2020). PROVAR E DEMONSTRAR: UM ESPINHO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 1(1), 22–41. https://doi.org/10.33871/22385800.2012.1.1.22-41

Edição

Seção

Artigos Científicos