Formação docente e o trabalho com a leitura em perspectiva dialógica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.64-94

Keywords:

Formação docente, Leitura, Dialogismo

Abstract

This research seeks to contribute to continuing teacher training, with the aim of guiding Portuguese teachers to work with reading practice, in a dialogic perspective, in the light of Applied Linguistics, based on the theoretical assumptions of Bakhtin Circle and researchers who follow the trend. It presents an analysis of reading activities carried out by a teacher in the final years of Elementary School, in the diagnostic phase of the research from which a course of continuing education is proposed. The analysis of the activities pointed out to the need for a systematic study for a theoretical-methodological basis on reading in a dialogic perspective as well as some guided elaboration of reading activities in that same bias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Glauce Correa Antunes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2007) e Pós-Graduação Lato Sensu em Letras: Língua e Literatura, pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ (2012). É mestra pela Universidade Federal do Pará, do programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na linha de pesquisa Letramentos e Linguagens e, atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos (Ensino-Aprendizagem de Língua e Culturas: Modelos e Ações) do Programa de Pós Graduação em Letras/UFPA. É membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA (UEPA) e do Grupo de Pesquisa Dialogismo e Ensino de Língua (UFPA). Desde 2001, como docente, atuou em instituições de ensino da rede privada, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação e participou da elaboração e execução de projetos pedagógicos na área de educação, letramentos e linguagem. Atualmente, exerce a docência nas redes públicas municipal (SEMEC) e estadual (SEDUC) no ensino fundamental e no ensino médio, em Belém, como servidora efetiva na função de professora de Língua Portuguesa. Atuou como coordenadora da área de Linguagens e suas Tecnologias, como tutora no curso de Letras (modalidade a distância) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e como docente externa nos cursos de Letras/Português em programas de formação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Márcia Cristina Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Letras pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, tendo feito intercâmbio na Universidade de Genebra -Suíça (2019). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA- Campus Castanhal), credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras/UFPA (Belém). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem e na formação do professor. Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq), é líder do Grupo de Pesquisa "Dialogismo e ensino de línguas" (UFPA/CNPq) e coordena o Projeto de Pesquisa "O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA-Castanhal)". Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", como professora formadora do Estado do Pará.

References

ACOSTA PEREIRA, Rodrigo. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. Intersecções: Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais. ed. 14, ano 7, n. 3, nov. 2014. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/interseccoes/pdf/interseccoes_ano_7_numero_3.pdf. Acesso em: jul. 2022.

ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. A interação na leitura de crônica. In: ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José (org.) Leitura e interpretação de valores em crônicas. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022a, p. 13-29.

ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. Conceitos de Leitura e Ensino de Língua. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022b, p. 13-84.

ANGELO, Cristiane M. Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. A leitura compartilhada em sala de apoio. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Fontes Editores, 2020, p. 33-63.

BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola Editorial, 2001, 182 p.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso (org., trad., posfácio e notas Paulo Bezerra). 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979], 176 p.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1979], 476 p.

BELOTI, Adriana et al. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In: FRANCO, Neil; ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Estudos dialógicos da linguagem – Reflexões teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 109-135.

BEZERRA, Jane Cleide dos Santos; MENEGASSI, Renilson José. A entonação valorativa em atividades de leitura. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 195-235.

FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e de leitura no ensino de língua materna. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Fontes Editores, 2020, p. 11-32.

GERALDI, Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, 252 p.

KLEIMAN, Angela B. Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). A formação do professor. Perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado da Letras, 2001, p. 13-35.

MENDES-POLATO, Adriana Delmira Mendes; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Análise Linguística em Charge: Sequência de Atividades Dialógicas. Revista Línguas & Letras. v. 21, n. 49, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24631 . Acesso 12 jul. 2023.

MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine; ANGELO, Cristiane M. Pianaro. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-417.

MENEGASSI, Renilson José; ANGELO, Cristiane M. Pianar; MENDES-POLATO, Adriana Delmira; GASPAROTTO, Denise Moreira. A leitura dialógica de fábulas. In: FRANCO, Neil; ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Estudos dialógicos da linguagem – Reflexões teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 187-212.

MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosilene. da S. de M. Conceitos Axiológicos do dialogismo em propaganda impressa. In: FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, J. R. (org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 99-118.

OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Londrina, 2013.

POLATO, Adriana Delmira Mendes; MENEGASSI, R. J. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 12, p. 123-143, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/27809/22670. Acesso: 12 jul. 2023.

RITTER, Lilian Cristina Buzato; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco . Leitura e análise linguística em perspectiva dialógica: caminhos possíveis. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 419-452.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, Desirée. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 184-293.

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Elementos sobre as propostas de Volóchinov no âmbito da concepção dialógica de linguagem. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016a. p. 141-162.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33006. Acesso em: 12 jul. 2023.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, Notas e Glossário Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929], 376 p.

VOLÓCHINOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica [1926]. In: VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução do russo, ensaio introdutório e notas Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ed. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926]. p.109-146.

Published

2023-12-14

Issue

Section

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)