ARGs e filmes
uma remixabilidade real e imersiva
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9443Mots-clés :
cultura digital, remixabilidade, transmidialidade, imersãoRésumé
Neste artigo, propõe-se a análise dos jogos de realidade alternativa – ARG como ferramenta de entretenimento e sociabilidades, relacionando este formato de jogo com os conceitos de transmídia levantados por Henry Jenkins (2009), como também a conexão aos conceitos de remixabilidade dados por Lev Manovich (2005) e Vito Campanelli (2015). Para discorrer sobre as mais variadas formas de ARGs, o artigo terá como base o estudo teórico da autora Jane McGonigal (2003, 2011). Desta forma, o artigo irá expor este formato de jogo como uma forma inovadora e de aproximação do “real”, descontruindo alguns aspectos ligados às redes e suas virtualidades.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Luiz Adolfo de Paiva. Jogos de Realidade Alternativa: Cibercultura, Espaço e (trans)Mídia. 2012. 312 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, 2012.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. 2ºed. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2006.
BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Bros, c1982. 1 DVD (117 min), widescreen, cor.
BRUXA de Blair. Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez. Produção: Bob Eick, Gregg Hale, Kevin J. Foxe, Michael Monello, Robin Cowie. Intérpretes: Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard e outros. Roteiro: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez. Música: Antonio Cora. Flórida: Haxan Films, c1999. 1 DVD (81 min), fullscreen quadrado, cor.
CAMPANELLI, Vito. Web Aesthetics: How Digital Media Affect Culture and Society. In: NAVAS, Eduardo; GALLAGHER, Owen; BURROUGH, xtine. The Routledge companion to remix studies. New York: Routledge, 2015.
CAMPFIRE. Art of the Heist. Disponível em https://campfirenyc.com/. Acesso em 03 mai. 2020.
CHORE WARS. http://www.chorewars.com/. Acesso em 07 jul. 2024.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DANGEROUS Days: Making Blade Runner. Direção: Charles de Lauzirika. Produção: Charles de Lauzirika e Paul Prischman. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Los Angeles: Warner Bros, c2007. 1 DVD (100 min), widescreen, cor.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010, (v. 1).
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ºed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: SENAC, 2003.
MANOVICH, Lev. Remixability And Modularity. 2005. Disponível em http://manovich.net/. Acesso em 07 jul. 2024.
MANOVICH, Lev. Software Takes Command. New York: Bloomsbury, 2013.
MATRIX. Direção: Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Produção: Andy Wachowski, Larry Wachowski, Bruce Berman, Barrie M. Osborne, Andrew Mason. Intérpretes: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e outros. Roteiro: Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Música: Don Davis. Los Angeles: Warner Bros, c1999. 1 DVD (136 min), widescreen, cor.
MCGONIGAL, Jane. Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. New York: The Penguin Press, 2011.
MCGONIGAL, Jane. 'This Is Not a Game': Immersive Aesthetics and Collective Play. Melbourne DAC, 2003. Disponível em https://janemcgonigal.com/. Acesso em 07 jul. 2024.
NAVAS, Eduardo; GALLAGHER, Owen; BURROUGH, xtine. The Routledge companion to remix studies. New York: Routledge, 2015.
RÉGIS, Fátima. Tecologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura. Revista FAMECOS: mídia cultura e tecnologia, num. 37. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/. Acesso em 07 jul. 2024.
REZENDE, Rian Oliveira. Entre mundos: Uma análise do design de Alternative Reality Games. Dissertação de mestrado (Programa de Pós Graduação em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/. Acesso em 07 jul. 2024.
THE Game. Direção: David Fincher. Produção: Ceán Chaffin e Steve Golin. Intérpretes: Michael Douglas, Deborah Kara Unger, Sean Penn e outros. Roteiro: John Brancato e Michael Ferris. Música: Howard Shore. Los Angeles: Universal Pictures Home Entertainment, c1997. 1 DVD (129 min), widescreen, cor.
WHYSOSERIOUSREDUX. https://www.whysoseriousredux.com/. Acesso em 07 jul. 2024.
ENTERTAINMENT. http://www.42entertainment.com/. Acesso em 07 jul. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.