ARGs e filmes

uma remixabilidade real e imersiva

Auteurs

  • Tiago Mendes Alvarez UNESPAR

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9443

Mots-clés :

cultura digital, remixabilidade, transmidialidade, imersão

Résumé

Neste artigo, propõe-se a análise dos jogos de realidade alternativa – ARG como ferramenta de entretenimento e sociabilidades, relacionando este formato de jogo com os conceitos de transmídia levantados por Henry Jenkins (2009), como também a conexão aos conceitos de remixabilidade dados por Lev Manovich (2005) e Vito Campanelli (2015). Para discorrer sobre as mais variadas formas de ARGs, o artigo terá como base o estudo teórico da autora Jane McGonigal (2003, 2011). Desta forma, o artigo irá expor este formato de jogo como uma forma inovadora e de aproximação do “real”, descontruindo alguns aspectos ligados às redes e suas virtualidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tiago Mendes Alvarez, UNESPAR

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (2006); pós-graduação (especialização) em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná (2009); mestrado em Comunicação e Linguagens - Estudos de Cinema e Audiovisuais - pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012). Atualmente é professor do ensino superior do curso de Cinema e Ví­deo da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR/FAP), e professor coordenador do curso técnico de Produção em Áudio e Ví­deo no Colégio Estadual do Paraná. Ministrou oficinas de Fotografia básica para alunos, funcionários e comunidade, na Escolinha de Arte - CEP entre 2008 e 2014 e ministrou oficinas de Fotografia Digital no Paço da Liberdade - SESCPR entre 2011 e 2012. Participou de eventos ligados a fotografia e a produção universitária de cinema, como Mostra Caixola - Projeções Audiográficas e Putz - Festival Universitário de Cinema e Ví­deo de Curitiba. Como designer, desenvolve trabalhos vinculados a produção artí­stica de Curitiba desde 2004, como projetos gráficos de livros de arte, catálogos e produções audiovisuais.

Références

ANDRADE, Luiz Adolfo de Paiva. Jogos de Realidade Alternativa: Cibercultura, Espaço e (trans)Mídia. 2012. 312 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, 2012.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. 2ºed. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2006.

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Bros, c1982. 1 DVD (117 min), widescreen, cor.

BRUXA de Blair. Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez. Produção: Bob Eick, Gregg Hale, Kevin J. Foxe, Michael Monello, Robin Cowie. Intérpretes: Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard e outros. Roteiro: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez. Música: Antonio Cora. Flórida: Haxan Films, c1999. 1 DVD (81 min), fullscreen quadrado, cor.

CAMPANELLI, Vito. Web Aesthetics: How Digital Media Affect Culture and Society. In: NAVAS, Eduardo; GALLAGHER, Owen; BURROUGH, xtine. The Routledge companion to remix studies. New York: Routledge, 2015.

CAMPFIRE. Art of the Heist. Disponível em https://campfirenyc.com/. Acesso em 03 mai. 2020.

CHORE WARS. http://www.chorewars.com/. Acesso em 07 jul. 2024.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DANGEROUS Days: Making Blade Runner. Direção: Charles de Lauzirika. Produção: Charles de Lauzirika e Paul Prischman. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Los Angeles: Warner Bros, c2007. 1 DVD (100 min), widescreen, cor.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010, (v. 1).

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ºed. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: SENAC, 2003.

MANOVICH, Lev. Remixability And Modularity. 2005. Disponível em http://manovich.net/. Acesso em 07 jul. 2024.

MANOVICH, Lev. Software Takes Command. New York: Bloomsbury, 2013.

MATRIX. Direção: Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Produção: Andy Wachowski, Larry Wachowski, Bruce Berman, Barrie M. Osborne, Andrew Mason. Intérpretes: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e outros. Roteiro: Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Música: Don Davis. Los Angeles: Warner Bros, c1999. 1 DVD (136 min), widescreen, cor.

MCGONIGAL, Jane. Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. New York: The Penguin Press, 2011.

MCGONIGAL, Jane. 'This Is Not a Game': Immersive Aesthetics and Collective Play. Melbourne DAC, 2003. Disponível em https://janemcgonigal.com/. Acesso em 07 jul. 2024.

NAVAS, Eduardo; GALLAGHER, Owen; BURROUGH, xtine. The Routledge companion to remix studies. New York: Routledge, 2015.

RÉGIS, Fátima. Tecologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura. Revista FAMECOS: mídia cultura e tecnologia, num. 37. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/. Acesso em 07 jul. 2024.

REZENDE, Rian Oliveira. Entre mundos: Uma análise do design de Alternative Reality Games. Dissertação de mestrado (Programa de Pós Graduação em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/. Acesso em 07 jul. 2024.

THE Game. Direção: David Fincher. Produção: Ceán Chaffin e Steve Golin. Intérpretes: Michael Douglas, Deborah Kara Unger, Sean Penn e outros. Roteiro: John Brancato e Michael Ferris. Música: Howard Shore. Los Angeles: Universal Pictures Home Entertainment, c1997. 1 DVD (129 min), widescreen, cor.

WHYSOSERIOUSREDUX. https://www.whysoseriousredux.com/. Acesso em 07 jul. 2024.

ENTERTAINMENT. http://www.42entertainment.com/. Acesso em 07 jul. 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-12-18

Comment citer

ALVAREZ, Tiago Mendes. ARGs e filmes: uma remixabilidade real e imersiva. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 145–163, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9443. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9443. Acesso em: 22 déc. 2024.