QUANDO A ARTE E O ARTISTA SE MISTURAM

A CAPOEIRA ANGOLA E A LUTA PELA LIBERDADE

Auteurs

  • Felipe Araujo Fernandes UFRJ/PPGF

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7408

Mots-clés :

luta, liberdade, corpo, Capoeira Angola

Résumé

Neste trabalho nos interessa apresentar a Capoeira e extrair ensinamentos desse tesouro que foi forjado em anos de luta contra a colonização e o imperialismo. Sendo uma expressão performática enraizada na cultura mais genuinamente popular, de origem africana, em que a obra se mescla com o próprio artista, e que só se realiza por completo enquanto uma produção coletiva, e não individual, tomando um papel de intervenção social e de educação de seus agentes, com sofisticados conceitos filosóficos, bem como arcabouço técnico e marcial, com potencial imenso em educar os corpos-mentes para a luta ela liberdade, com estratégias e táticas militares de autodefesa e de ampliação da humanidade e da liberdade. Tendo o ritual da roda como uma “escola” para ensinar a como lidar com os conflitos da vida, a “grande roda”, utilizando-se da malandragem, mandinga, ginga de corpo e tantos outros artificio cunhados no decorrer de gerações de sobrevivência dessa arte marcial.

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Publiée

2023-06-30

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ARAUJO FERNANDES, Felipe. QUANDO A ARTE E O ARTISTA SE MISTURAM: A CAPOEIRA ANGOLA E A LUTA PELA LIBERDADE. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 79–109, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.28.1.7408. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/7408. Acesso em: 21 nov. 2024.