Poéticas do Sentido:

compartilhamento de experiências no campo da acessibilidade em artes cênicas.

Auteurs

  • Daniella Forchetti Unicamp/ Instituto de Artes

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6979

Mots-clés :

Acessibilidade, barreiras, artes cênicas, Dança, inclusão

Résumé

Arte e Acessibilidade é uma relação que cada vez mais está presente nos meios acadêmicos e, se faz necessário aprofundar sobre essas práticas compartilhadas. O recorte neste artigo é voltado especialmente para o campo das artes da cena, procurando reconhecer a criação de territórios comuns potenciais. Iniciamos esse processo falando sobre as barreiras que dificultam a viabilidade da acessibilidade, exemplificando um pouco sobre cada uma delas as realidades vividas em nosso dia a dia e no que se circunscreve a área das artes cênicas. As principais barreiras são: arquitetônica, comunicacional, atitudinal, social, instrumental, metodológica e programática. Vamos reconhecer oque já existe de direitos garantidos em nossa lei e normativas de forma geral para poder traçar novas possibilidades de acessibilidade no campo das artes cênicas. Ao final do artigo, pretendo compartilhar sobre as experiências poéticas no campo da acessibilidade cultural criadas pelo DiDanDa Grupo Experimental de Dança e sobre o espetáculo “Poéticas do Sentido”.

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Publiée

2022-12-16

Comment citer

FORCHETTI, Daniella. Poéticas do Sentido: : compartilhamento de experiências no campo da acessibilidade em artes cênicas. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 27, n. 2, p. 32–47, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.27.2.6979. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/6979. Acesso em: 22 déc. 2024.