A estruturação da cultura acional brasileira sob o olhar da formação do Balé no Brasil e as relações com os conceitos de modernidade líquida e lógicas organizacionais
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6939Mots-clés :
Nacionalismo, Balé brasileiro, Modernidade líquida, Lógicas, EstruturasRésumé
Esta pesquisa científica aborda a estruturação da cultura nacional brasileira, assim como a formação do balé em nosso país. O problema de pesquisa consiste em como a formação da cultura nacional brasileira e a identidade nacional refletem no desenvolvimento do balé no Brasil no início do século XX. O presente artigo retrata as relações estabelecidas entre a concepção da identidade nacional e suas influências na formação do balé brasileiro, comparando a velocidade em que ocorriam as mudanças factuais no início do século XX e as diferenças entre a velocidade destas mudanças na modernidade, pautadas pelo conceito de modernidade líquida segundo Bauman (2001), junto com as relações que se construíram por meio das lógicas organizacionais elaboradas por Bunge (2003). A metodologia se estrutura por meio de pesquisa bibliográfica com a qual foi possível associar as teorias de diversos autores, obtendo uma compreensão mais profunda da construção cultural e seus reflexos no balé do Brasil.
Téléchargements
Références
AMARAL, Emília Português: novas palavras: literatura, gramática, redação. São Paulo:
FTD, 2000
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2001.
BUNGE, Mario. Emergence and convergence: qualitative novelty and the unity of knowledge. Toronto Studies in Philosophy: University of Toronto Press Incorporated, 2003.
CAMINADA, E. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
CAMPOS, Maria Tereza Arruda. et al. Português – Vozes do Mundo 2: literatura, língua e produção de texto. São Paulo: Saraiva, 2013.
CASA DO ESTUDO, Johann Gottfried von Herder: Biografia e pensamento do filósofo, 2022 Disponível em: <https://casadoestudo.com/johann-gottfried-herder/ Acesso em: 01 nov 2022.
ENCYCLOPAEDIA BRITTANICA, INC. Race, 2022 Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/race-human> Acesso em 02 de nov 2022, tradução minha
FARO, Antonio José. Pequena história da dança. 6a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2004.
GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro. v. 1, n. 1. p. 5-27, 1988.
LOPOKOVA, L. Complete Book of Ballets. Porto Alegre: Globo S.A., 1953.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 4a ed. São Paulo: Brasiliense,
PEREIRA, Roberto. A formação do balé brasileiro: nacionalismo e estilização. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
SUCENA, E. A dança teatral no Brasil Rio de Janeiro. Ministério da Cultura: Fundação Nacional de Artes Cênicas, 1989.
Recebido em 30/07/2022 Aceito em 27/10/2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.