Feituras manuais com a cidade: remendar arte e mundo
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3695Résumé
Esse texto é um convite para costurar à mão o rasgo entre fazer artístico e espaço da cidade, a partir da perspectiva da prática com as mãos na rua, prática que vem se tecendo desde 2017 no centro histórico da cidade de Curitiba-PR. Na investigação de uma poética relacional, que clama pela dissolução tanto da autoria e do artista, quanto do espectador, escrevo três fragmentos que tem como pergunta central as convivências sociais. No primeiro apresento a prática das mãos na rua acompanhada da noção de inoperosidade de Giorgio Agamben, buscando compreender como os fazeres manuais em espaço público alargam horizontes e sentidos entre arte, vida e mundo. Para aprofundar essa proposta, na segunda escrita serão mapeados os conceitos de Escultura Social de Joseph Beuys, a ênfase nos fazeres manuais no currículo escolar da pedagogia Waldorf, e a prática da performance como proposição desestabilizadora das relações entre sujeito e ambiente, a partir da obra de Eleonora Fabião. Por último um relato pessoal da narrativa das mãos no fazer artesanal de cadernos e a questão da coordenação social, vivência que se deu durante o processo de dissertação de mestrado.Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos [Homo Sacer, IV, 2]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.
DURINI, Lucrezia de Domizio. The Felt Hat - Joseph Beuys A Life Told. Milão: Charta Edizioni, 1997.
FABIíO, Eleonora. PROGRAMA PERFORMATIVO: O CORPO-EM-EXPERIÊNCIA. ILINX, Revista do LUME [on-line]. 2013, n. 4, p. 1-11. ISSN: 2316-8366. Recuperado de: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276>. Acesso em: 02 jun. 2020.
FABIíO, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta [on-line]. 2008, ed. 8, p. 235-246. ISSN: 2238-3867. Recuperado de: <https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246>. Acessado em: 12 jun. 2020.
OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: N-1 Edições, 2016.
MANNING, Erin. The Minor Gesture. Durhan: Duke University Press, 2016.
MASSUMI, Brian. The Thinking-Feeling of Whats Happens: A Semblance of a Conversation. Journal INFLeXions [on-line]. 2008, n. 1, p. 1-40. Recuperado de: <http://www.inflexions.org/n1_The-Thinking-Feeling-of-What-Happens-by-Brian-Massumi.pdf>. Acessado em: 01 abr. 2019.
ORTEGA, Neli. O fio do trabalho manual na tessitura do pensar, sentir e agir humanos: e seus princípios no ensino Waldorf do 1ª ao 5ª ano. São Paulo, 2017.
PORTUGAL, Ana Catarina Marques da C. M. O Pensamento de Joseph Beuys e seus aspectos rituais em ação. 2007. 9546. Tese (doutorado em História Social da Cultura) - Departamento de História, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, 2007. Recuperado de:
<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9546@1>. Acessado em: 14 mai. 2020.
ROSENTHAL, Dália. O Elemento Material na obra de Joseph Beuys. 2002. 6244. Dissertação (mestrado em Artes) Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, SP, 2002. Recuparado de: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285092/1/Rosenthal_Dalia_M.pdf> Acessado em: 22 mai. 2020.
SPEZZATTO,Gabriela; CABRAL, Bianca Scliar. Cartas de uma Dança Relacional. Interfaces Brasil/Canadá. [on-line]. 2019, v. 19, n. 1, p. 12-36. ISSN eletrônico: 1984-5677. Recuparado de: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/15887>. Acessado em: 18 jun. 2020.
SENNETT, R. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2019.
STEINER, R. A Prática Pedagógica. São Paulo: Editora Antroposófica, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.