Feituras manuais com a cidade: remendar arte e mundo
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3695Abstract
Esse texto é um convite para costurar à mão o rasgo entre fazer artístico e espaço da cidade, a partir da perspectiva da prática com as mãos na rua, prática que vem se tecendo desde 2017 no centro histórico da cidade de Curitiba-PR. Na investigação de uma poética relacional, que clama pela dissolução tanto da autoria e do artista, quanto do espectador, escrevo três fragmentos que tem como pergunta central as convivências sociais. No primeiro apresento a prática das mãos na rua acompanhada da noção de inoperosidade de Giorgio Agamben, buscando compreender como os fazeres manuais em espaço público alargam horizontes e sentidos entre arte, vida e mundo. Para aprofundar essa proposta, na segunda escrita serão mapeados os conceitos de Escultura Social de Joseph Beuys, a ênfase nos fazeres manuais no currículo escolar da pedagogia Waldorf, e a prática da performance como proposição desestabilizadora das relações entre sujeito e ambiente, a partir da obra de Eleonora Fabião. Por último um relato pessoal da narrativa das mãos no fazer artesanal de cadernos e a questão da coordenação social, vivência que se deu durante o processo de dissertação de mestrado.Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos [Homo Sacer, IV, 2]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.
DURINI, Lucrezia de Domizio. The Felt Hat - Joseph Beuys A Life Told. Milão: Charta Edizioni, 1997.
FABIíO, Eleonora. PROGRAMA PERFORMATIVO: O CORPO-EM-EXPERIÊNCIA. ILINX, Revista do LUME [on-line]. 2013, n. 4, p. 1-11. ISSN: 2316-8366. Recuperado de: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276>. Acesso em: 02 jun. 2020.
FABIíO, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta [on-line]. 2008, ed. 8, p. 235-246. ISSN: 2238-3867. Recuperado de: <https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246>. Acessado em: 12 jun. 2020.
OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: N-1 Edições, 2016.
MANNING, Erin. The Minor Gesture. Durhan: Duke University Press, 2016.
MASSUMI, Brian. The Thinking-Feeling of Whats Happens: A Semblance of a Conversation. Journal INFLeXions [on-line]. 2008, n. 1, p. 1-40. Recuperado de: <http://www.inflexions.org/n1_The-Thinking-Feeling-of-What-Happens-by-Brian-Massumi.pdf>. Acessado em: 01 abr. 2019.
ORTEGA, Neli. O fio do trabalho manual na tessitura do pensar, sentir e agir humanos: e seus princípios no ensino Waldorf do 1ª ao 5ª ano. São Paulo, 2017.
PORTUGAL, Ana Catarina Marques da C. M. O Pensamento de Joseph Beuys e seus aspectos rituais em ação. 2007. 9546. Tese (doutorado em História Social da Cultura) - Departamento de História, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, 2007. Recuperado de:
<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9546@1>. Acessado em: 14 mai. 2020.
ROSENTHAL, Dália. O Elemento Material na obra de Joseph Beuys. 2002. 6244. Dissertação (mestrado em Artes) Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, SP, 2002. Recuparado de: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285092/1/Rosenthal_Dalia_M.pdf> Acessado em: 22 mai. 2020.
SPEZZATTO,Gabriela; CABRAL, Bianca Scliar. Cartas de uma Dança Relacional. Interfaces Brasil/Canadá. [on-line]. 2019, v. 19, n. 1, p. 12-36. ISSN eletrônico: 1984-5677. Recuparado de: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/15887>. Acessado em: 18 jun. 2020.
SENNETT, R. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2019.
STEINER, R. A Prática Pedagógica. São Paulo: Editora Antroposófica, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.