A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ESPAÇO ESCOLAR COMO MEDIAÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA

Auteurs

  • Odair Santos Junior Universidade Estadual do Paraná
  • Marcos Henrique Camargo Rodrigues

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3300

Résumé

Neste artigo pretendo abordar minhas inquietações surgidas durante as leituras e atividades propostas pela disciplina Recepção e Mediação da Arte Contemporânea, galvanizadas na hipótese da produção audiovisual no ambiente escolar e constituir um fator de mediação da obra cinematográfica. Considerando os conceitos de mediação e mediador de MARTINS (2014), a pedagogia dialógica de FREIRE (2005, 2016), as diretrizes de WENDELL (2013), para organização de um percurso de mediação e os escritos de FRESQUET e MIGLIORIN (2015) sobre cinema e educação, almejo desenvolver uma análise crí­tica dos procedimentos de produção audiovisual de curta metragens de duas turmas de 9° ano do Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva, de Fazenda Rio Grande. Intenciono ainda mesurar se a atuação dos corpos cognoscentes em um set no ambiente do ensino básico pode potencializar a relação do cinema como mobilizador de conhecimentos interdisciplinares entre diferentes campos artí­sticos, técnicos e cientí­ficos a partir de um processo que considere espectadores mediados como sujeitos no encontro com a obra.

Palavras chave: Cinema e educação. Mediação cultural. Espaço escolar

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Odair Santos Junior, Universidade Estadual do Paraná

Marcos Henrique Camargo Doutor em Artes Visuais (IAR-UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor de Graduação de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade (UTP, 2004-2006). Professor de Graduação em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2006). Coordenador do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (2011-2013). Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus de Curitiba II (UNESPAR, 2014-2018). Professor de Pós-graduação stricto senso do Mestrado Profissional em Artes (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2018)

Odair Rodrigues dos Santos Junior Graduado em Linguí­stica/Português USP (2003), especialização em Linguí­stica e Literatura PUC-PR (2010), especialização em Cinema com Ênfase em Produção (2016), graduando em cinema (UNESPAR), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes, PPG-Artes (UNESPAR)

Références

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. RJ; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008

BRASIL, Lei 13006/14. acessado em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm

CAMARGO, Marcos H. Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. Londrina; Syntagma Editores, 2017.

COUTINHO, Rejane Galvão. Questões sobre mediação e educação patrimonial in Anais do encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. RJ; UERJ, 2011, acessado em http://www.anpap.org.br/anais/2011/html/ficha.html

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. RJ, Paz e Terra, 2016.

____ Pedagogia do oprimido. RJ; Paz e Terra, 2005.

FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da obrigatoriedade do cinema na escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14 in Cinema e educação: a lei 13.006 18: reflexões, perspectivas e propostas. Rj; Universo Produção, 2015 acessado em http://www.educacao.ufrj.br/wp-content/ploads/2018/10/Cinema-e-eduCa%C3%A7%C3%A3o-a-lei-13.006.pdf

BONCI, Estela; MARTINS, Mirian Celeste; MOMOLI, Daniel. (orgs). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018.

KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair Aguiar; CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. RS; UCS, Revista Antares, vol. 6, n° 11, jan-jun 2014.

MARTINS, Mirian Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. RS; UFRGS, Revista Gearte, vol.1, n° 3, agosto, 2014

STRAZZACAPPA, Márcia. Pensando o corpo (ou dando corpo ao pensamento) na formação de professores in BONCI, Estela; MARTINS, Mirian Celeste; MOMOLI, Daniel. (orgs). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018.

WENDELL, Ney. Estratégias de mediação cultural: para a formação do público. BA; Secretaria da Cultura, 2013

Téléchargements

Publiée

2020-05-22

Comment citer

SANTOS JUNIOR, Odair; RODRIGUES, Marcos Henrique Camargo. A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ESPAÇO ESCOLAR COMO MEDIAÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.22.1.3300. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3300. Acesso em: 22 juill. 2024.