MICROFONES E HOLOFOTES REDIRECIONADOS: NA CAPTURA DOS AUTO-RETRATOS DOS DIRIGENTES DA ARTE
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2006.1.1.1742Résumé
O pesquisador da arte freqüentemente recorre a métodos de pesquisa oferecidos poroutras áreas do conhecimento. As experiências dos historiadores, por exemplo, inspiram inúmeraspossibilidades de pesquisa, dentre as quais destaco a História Oral. A crescente produção de textosvoltados à importância, à construção, ao uso, às especificidades da fonte oral aliada í ssurpreendentes possibilidades de indagação dessa fonte tem seduzido pesquisadores que, como eu,trabalham com a história da arte recente. Neste texto descrevo uma experiência de uso da fonte orale especulo sobre o ponto de vista dos burocratas da arte, aqueles que constituem o meio artísticooficial consagrando nomes, destronando-os ou condenando-os ao esquecimento.
PALAVRAS-CHAVE: pesquisa em arte; história oral; história da arte paranaense do século XX;
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.