HISTÓRIA DE RELAÇÃO COM A MÚSICA: A "COMPOSIÇÃO" DO MUSICOTERAPEUTA
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2007.2.1.1732Résumé
Este trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado em Psicologia, que numa interfaceentre a Psicologia Histórico-Cultural e a Musicoterapia, objetivou estudar os sentidos expressos nasnarrativas que os jovens constroem sobre sua história de relação com a música. Foram entrevistadostrês jovens com idade entre 20 e 23 anos, estudantes do primeiro ano do curso de graduação emMusicoterapia (2004), da Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba. Trabalhou-se com a Entrevista
Narrativa (SCHÜTZE, 1977) e Autobiografia Musical (RUUD, 1998). Num duplo movimento entreteoria e dados empíricos foram-se construindo categorias emergentes das próprias narrativas, quepermitiram visualizar os momentos da história de relação com a música entremeada aos contextoscoletivos e singulares. Percebeu-se que nas vivências em situações concretas, permeadas peladimensão afetiva, deu-se uma utilização viva da música e as possibilidades de construção dos sentidos
da mesma, em toda esta trama. Sentidos construídos pelas emoções, sentimentos, desejos, vontades,interesses, motivações de sujeitos em constantes relações com o contexto sócio-cultural implicados
com a atividade musical, que constituem esta atividade enquanto ela também é constituinte deles. Ésob este olhar histórico e contextualizado que se pretende agora discutir o processo de "composição" do musicoterapeuta.
PALAVRAS-CHAVE: Musicoterapeuta, história de relação com a música, psicologia Histórico-Cultural. Musicoterapia, Constituição do Sujeito.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.