O TEATRO-EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1622Résumé
Este artigo apresenta dados da minha dissertação de mestrado "O Teatro na Escola:Contribuições do Estudo e da Representação da Tragédia Grega na Formação de Alunos noEnsino Médio," feita na Universidade Tuiuti do Paraná. A pesquisa foi realizada no ColégioEstadual do Paraná com alunos do ensino médio e integrantes do grupo de teatro amador, atividadeartística extracurricular para os estudantes dessa instituição. As categorias e sub-categoriasanalisadas emergiram ao longo da investigação, que buscou evidenciar a importância do ensino doteatro na escola, mediado pelo estudo e pela representação das obras clássicas, maisespecificamente das Tragédias Gregas. Essa proposta pressupôs a articulação da leitura e análise
crítica do texto dramático com a prática cênica. Ao contrário da literatura de consumo, as TragédiasGregas tratam de conteúdos valiosos para a captação do processo histórico, assim como valoresdesprestigiados na sociedade contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: tragédia grega; dramaturgia; prática cênica
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.