O TEATRO-EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1622Abstract
Este artigo apresenta dados da minha dissertação de mestrado "O Teatro na Escola:Contribuições do Estudo e da Representação da Tragédia Grega na Formação de Alunos noEnsino Médio," feita na Universidade Tuiuti do Paraná. A pesquisa foi realizada no ColégioEstadual do Paraná com alunos do ensino médio e integrantes do grupo de teatro amador, atividadeartística extracurricular para os estudantes dessa instituição. As categorias e sub-categoriasanalisadas emergiram ao longo da investigação, que buscou evidenciar a importância do ensino doteatro na escola, mediado pelo estudo e pela representação das obras clássicas, maisespecificamente das Tragédias Gregas. Essa proposta pressupôs a articulação da leitura e análise
crítica do texto dramático com a prática cênica. Ao contrário da literatura de consumo, as TragédiasGregas tratam de conteúdos valiosos para a captação do processo histórico, assim como valoresdesprestigiados na sociedade contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: tragédia grega; dramaturgia; prática cênica
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.